Entre agosto e novembro de 2019, a Corali realizou um Ciclo de 4 palestras e 2 workshops sobre Empreendedorismo, Inovação e Startups para estudantes e professores do Centro de Artes da UDESC e aberto a toda comunidade interessada.
A iniciativa foi do Programa de Extensão DesignAção, idealizado e coordenado pela professora Gabriela Mager que tem como objetivo aproximar os alunos de novas oportunidades de atuação profissional, no mercado de trabalho e empreendedorismo.
Durante os encontros os participantes puderam experimentar na prática o que é empreender e também aprender novos conceitos sobre inovação e startups. Os encontros foram divididos da seguinte forma:
Os eventos foram realizados na sede da UDESC em Florianópolis.
Para as palestras, além do conteúdo teórico, e de dados sobre o cenário atual do setor de tecnologia no Brasil e no mundo, foram apresentadas metodologias e ferramentas práticas como: Business Model Canvas, Mapa de Personas e Kanban, dependendo do tema trabalhado no encontro. Já nos workshops, a dinâmica do encontro se baseava em apresentar conceitos e práticas, e em seguida simular a prática com atividades mão-na-massa!
A interação entre os participantes foi algo incentivado com mais ênfase nos workshops, onde eles se dividiram em equipes ao longo de todo o encontro. Já nas palestras as interações ocorreram em dinâmicas pontuais, com o objetivo de gerar conexões e trocas de conhecimento entre os participantes.
“A cada encontro nós convidamos pessoas que atuam no mercado de tecnologia e empreendedorismo, para que os alunos pudessem conhecer de forma mais próxima como é essa profissão na prática e como algumas áreas funcionam no seu dia a dia.” Conta Amanda Putti, co-fundadora da Corali e uma das facilitadoras.
Essa prática complementava os encontros. Nos diferentes encontros foram trazidos profissionais que atuam com as chamadas novas profissões, como foi o caso do João Marinelli, Gestor de Comunidades da Aceleradora Darwin. Também participaram CEOs que antes eram funcionários de grandes empresas e hoje possuem um negócio sustentável, como é o caso do Lucas Martins, cofundador da Minerador, . Além de Gestores que atuam em startups que viraram case de sucesso nacionalmente, como é o caso do Vinícius Corte Real, que trabalha na Resultados Digitais. Convidamos também Ug Cobra, investidor, sócio da Aceleradora Darwin, para avaliar os pitches dos alunos, numa sessão que simulou uma rodada de negócios, uma prática comum para captação de investimento e outros benefícios para startups.
O fluxo de palestras e workshops levou os alunos a entenderem o que é uma startup e como os empreendedores se sentem e evoluem no dia-a-dia do negócio ao lidar com seus funcionários, investidores, validações de produto, entendimento do mercado e na interação com o ecossistema. Alguns alunos saíram com ideias de negócios consistentes, já com algumas validações do público-alvo e com feedback do investidor.
Bibliografia de referência, apresentação de metodologias e ferramentas práticas e o incentivo a interação permeiam os eventos realizados pela Corali. Acreditamos que assim, estaremos educando com conteúdo de qualidade e gerando questionamentos, mais do que mostrando um jeito de se fazer. As interações geram interpretações de cada um e tudo isso empodera os participantes, para que eles saiam daquele encontro com algo de cada um.
É cada vez mais evidente a necessidade de conectar a universidade e a sociedade, facilitando a inserção profissional, guiando os alunos na jornada de conhecimento sobre as possibilidades de carreira e conectando-os com oportunidades reais de experimentação durante o ensino superior para que ao sair tenham perspectivas de futuro.
Assim caminhamos para formar uma nova geração de trabalhadores conscientes, eficientes e responsáveis.